Vizinhos denunciam canil irregular em Manaus

Leia em 2 minutos

Uma equipe da Vigilância em Saúde já programou uma fiscalização junto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVAM), para constatar in loco denuncia dos moradores da rua Bogotá, localizada no Condomínio da Ilha, no Campos Elíseos, bairro Planalto.

A denúncia afirma que há no local um canil clandestino de animais, onde dezenas de cães e gatos vivem em péssimas condições e sem tratamento adequado, além de trazer mau cheiro e elevada perturbação sonora.

Dona Maria Luiza Pinto, 59 anos, que mora nas proximidades, há no local cerca de 50 cachorros de várias raças. “Começaram a pegar os gatos nas ruas e depois cachorros. Eram poucos, mas hoje tem muito mais animais lá dentro”, disse.

Foto de drone mostra o local onde os animais estão confinados.

Segundo ela, a situação se estende há pelo menos 10 anos e os moradores da rua já fizeram várias reclamações aos proprietários do canil clandestino, mas afirmam que foram hostilizados. “Eles são conhecidos da vizinhança justamente por serem violentos e fazerem ameaças a todos os que vão lá reclamar”, afirmou a aposentada.

Alcançada pela reportagem, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus informou que recebeu a denúncia a respeito da situação, e que foi agendada uma vistoria no local com agentes de combate a endemias (ACEs). De acordo com assessoria da Vigilância Sanitária “o órgão irá verificar a situação do imóvel e dos animais, tanto no sentido da saúde animal, com teste de leishmaniose e análise de condições adequadas, quanto possíveis focos de Aedes aegypti; a atividade indicada sem licença oficial está sujeita à fiscalização da Vigilância Sanitária e autuação de multas.

Compartilhe esta notícia