O evento teve como tema “Fazer Gestão em Saúde no Amazonas: Desafios entre as especificidades e a pandemia”
Com presença maciça de secretários municipais de saúde do interior – cerca de 43 – entre eles a secretária de saúde de Manaus, Shádia Fraxe e o atual gestor da secretaria de saúde do Amazonas, Dr. Anoar Abdul Samad , além do governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, o evento destacou a importância do trabalho dos gestores na atenção básica para a vida da população do interior do Amazonas, a redução de internação de Covid-19 em 37 municípios, a diminuição da letalidade e o avanço na vacina em todo Estado.
Segundo o presidente do CONSEMS, Franmartony Oliveira Firmo, “o encontro fortalece a relação com os novos gestores para que sejam criadas estratégias que melhorem o sistema de saúde no interior, já que o Estado tem uma logística diferente do restante do Brasil”, disse.
Franmartony citou como exemplo a vacinação no interior do Amazonas, uma vez que diferente dos outros estados onde o deslocamento se dá através de estradas. “Aqui o principal meio de transporte são voadeiras e barcos de pequeno porte para que os profissionais possam chegar até casas localizadas em comunidades ribeirinhas” disse presidente do Cosems/ AM que também é secretário em Maués.
Franmartony finalizou frisando a importância de mostrar ao Ministério da Saúde todas as dificuldades, “para que assim, em uma ação conjunta, os recursos possam ser melhorados para fazer saúde no Amazonas”, ressaltou.
Palestras
Os assessores técnicos do CONASEMS ministraram as palestras da tarde com o tema “Os desafios do financiamento do enfrentamento a COVID-19” que incentiva a prorrogação do uso dos saldos em conta, financiamento, saldo e reprogramação do uso dos recursos. A monitora Blenda Leite enfatizou a Lei Complementar N181 de 6 de Maio de 2021 e também a Lei N.172 de 15/4/2020 que fala sobre a transposição em transferência dos saldos financeiros concernente a transposição e transferência
O Assessor Técnico Diogo Demarchi trabalhou o Tema: Atenção Básica e Sistemas de Informação, destacando as Portarias N.60 de 26 de Novembro de 2020, que define os incentivos financeiros para as equipes de saúde da família e a Portaria N.37 de 18 de Janeiro de 2021, que trata sobre o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde e dos profissionais que serão inclusos nesse cadastro.
O primeiro dia do evento foi finalizado com a entrega de brindes e homenagem em forma de cartão aos secretários municipais de saúde que declarava “Neste momento em que nos reencontramos com nossa humanidade universal, revisando valores, em especial os da igualdade e da solidariedade, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas – COSEMS-AM registra o reconhecimento do devotado trabalho em favor da vida que vem sendo prestado por Vossa Senhoria.
Sr.(a) Secretário(a) Municipal de Saúde, seus esforços, sua coragem, sua dedicação e seu profissionalismo foram e continuam sendo essenciais para o enfretamento da pandemia de Covid-19. Obrigado por fazer parte dessa história.”
+++++++