Vereador denuncia falta de médicos em Maués

Leia em 2 minutos
20161102_164448.png

A falta de médicos na Unidade Mista de Maués – Hospital Dona Mundiquinha, é alvo de denúncia do Presidente da Comissão de Saúde no Poder Legislativo de Maués, vereador Luizinho Canindé (PMN), que pede a intervenção o mais breve possível do Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde do Amazonas – SUSAM.

A Unidade Mista de Maués, além de estar funcionando de forma precária pela falta de medicamentos, agora sofre com a falta de médicos no seu quadro de plantões.

“Os pacientes que se dirigirem ao hospital, terão de retornar para suas casas sem receber o devido atendimento. Preocupa-me mais ainda os casos que necessitem de intervenção cirúrgica que poderão vir a acontecer, pois, por falta de pagamento, o município não dispõe mais de cirugião no seu quadro”, disse Canindé.

Para o vereador o caminho é a intervenção do Estado o mais breve possível, antes que o pior aconteça. “O problema da falta de médicos já vinha acontecendo há alguns meses, a falta de condições e pagamentos desses profissionais contribue, agora piorou, não há médico no hospital, ressaltou”.

Em Maués a Saúde é de Gestão Plena, ou seja, é municipalizado, o prefeito é o gestor direto, recebe os recursos financeiros para aplicar nas unidades, entre elas o Hospital.

No mês passado uma comissão de vereadores esteve visitando o Ministério Público Estadual, os parlamentares apresentaram aos promotores o problema que a saúde municipal estava atravessando e protocolaram o pedido de providências.

***

Compartilhe esta notícia