Usina de Oxigênio comprada na Alemanha chega em Parintins

Leia em 2 minutos

Usina custou r$ 1,4 milhão e foi resultado de emenda parlamentar do senador Omar Aziz

A usina de produção de Oxigênio, comprada pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), para atender pacientes graves de Covid-19 internados no Hospital Jofre Cohen, chegou no final da tarde deste sábado (16) ao município. O equipamento tem capacidade para produzir 32 metros cúbicos de oxigênio por hora e vai atender os 70 pacientes internados no hospital exclusivo para a doença. Com a estrutura que existe no hospital, a capacidade sobe para atender simultaneamente 100 leitos com oxigênio medicinal.

FUNCIONAMENTO

Segundo o prefeito Bi Garcia, a usina deve ser instalada dentro de dois dias e, na terça-feira (19) estará apta a funcionar. “A prefeitura está agindo de forma célere para preservar as vidas de parintinenses. Vamos fazer o que for possível para que ninguém morra por falta de oxigênio no nosso município”, declarou o prefeito.

A usina adquirida na Alemanha há dois dias custou R$ 1.443.000, recursos oriundo de emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD). A usina foi transportada em avião búfalo da Força aérea em voo direto de São Paulo para Parintins, após articulação do senador Omar e do deputado federal Marcelo Ramos (PL). “Quero agradecer toda a bancada do Amazonas que tem ajudado muito Parintins a enfrentar a pandemia”, disse Bi Garcia.

No final da manhã, Parintins recebeu ainda um tanque com sete mil metros cúbicos de oxigênio, também adquirido pela Prefeitura municipal.
O prefeito Bi Garcia revelou que a situação do fornecimento de oxigênio está sob controle, mas a preocupação agora é com o número de leitos, já que houve, segundo ele, “uma explosão” de internações. No começo da semana havia 40 pessoas internadas e agora são 104 pacientes graves de Covid-19, ocupando 90% dos leitos.

******

Compartilhe esta notícia