Além de mais modernas, as luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas
A troca das antigas lâmpadas, por Tecnologia LED, está representando em torno de 60% de economia na conta de iluminação pública na cidade de Manicoré, distante 332 km de Manaus.
A iniciativa do prefeito Lúcio Flávio (PSD), que está em seu 3º mandato como prefeito eleito em Manicoré, já trocou 500 luminárias convencionais da cidade por novas lâmpadas de LED. O projeto de eficiência energética está sendo implantado inicialmente nas principais avenidas e travessas e, posteriormente, será ampliado para todos os bairros. Ao todo, mais de 1.000 lâmpadas serão trocadas. Este projeto faz parte do Programa Avança+ Manicoré que visa modernizar tanto o município quanto a gestão pública por meio de políticas públicas que tragam benefício à população.
A melhoria na iluminação pública, com a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que têm consumo de energia consideravelmente reduzido em relação à iluminação incandescente ou fluorescente, além de vida útil mais longa e melhoria da luminosidade, tem como objetivo aumentar a segurança nas vias públicas.
Ao acompanhar os trabalhos, o prefeito Lúcio Flávio, ao lado do Secretário Municipal de Obras, destacou que a iniciativa faz parte de investimentos na segurança da população e visa oferecer mais claridade e durabilidade à iluminação das ruas da cidade, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção de segurança no período noturno.
Além de mais modernas, as luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas. Além da economia na conta, a troca representou aumento expressivo da luminosidade nas ruas.
‘Desde que reassumimos a administração percebemos um déficit na conta de iluminação pública em dois aspectos. Faltava iluminação e pagávamos um alto custo para a concessionária. Para não aumentarmos a taxa paga pelos munícipes, optamos em iluminar nossa cidade e investimos em equipamentos que resultassem em economia, reduzindo a conta paga pela prefeitura. Estamos muito satisfeitos com o resultado’, destacou o prefeito Lúcio Flávio, salientando que a economia com a manutenção também é significativa.
+++++++