Tefé (AM), CEST/UEA sedia lançamento de Projeto Educar para a Vida: Saber e Fazer

Leia em 4 minutos
Projeto desenvolverá de forma integradora ações escolares capazes de associar processo de ensino e aprendizagem a temas da atualidade, visando o desenvolvimento integral de estudantes, além de capacitá-los para atuar de forma eficiente no Município de Tefé, interior do Amazonas.
A Cerimônia de lançamento e assinatura do termo de parceria técnica entre a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC) e o Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA), ocorreu nesta terça-feira, 30/08, no Auditório do CEST/UEA.
O evento contou com a presença do secretário de educação de Tefé, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, acadêmicos/monitores, a diretora do CEST/UEA, Profa. Dayane Lima Feitosa, a Coordenadora de Qualidade do CEST/UEA, Profa. Eubia Andrea Rodrigues, a Coordenadora Executiva Pedagógica, Profa. Janete Batalha Ploia e demais convidados.
A iniciativa é voltada para o corpo docente, discentes, administrativos e pais dos alunos, anos iniciais 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, anos finais 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA. E terá 102 monitores/bolsistas de diversas formações acadêmicas, que atuarão nos turnos matutino e vespertino, respectivamente. Cada monitor/bolsista receberá uma bolsa no valor de R$ 150,00 por turma. Foram formadas 82 turmas da zona urbana, onde o Projeto atuará neste primeiro momento, contabilizando o total 1.413 alunos.
“O Projeto será executado pelas escolas municipais das zonas urbana e rural do Município de Tefé, com a orientação da Equipe de coordenadores da SEMEEC. As atividades constarão de aulas práticas e teóricas no contra turno, sendo 02h00min destinadas ao reforço escolar interdisciplinar com os temas transversais e 01h00mn para atividades diversificadas, totalizando assim 03h00mn, sendo 1º ao 5º anos os tempos de reforço em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Temas Transversais”, explicou a Coordenadora do Projeto, Profa. Ivete de Almeida Ramos.
A execução do Projeto funcionará de acordo com o calendário letivo da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), sendo a avaliação e monitoramento realizados pela Coordenação do Projeto Educar para Vida: Saber e Fazer, em conjunto com os pedagogos das escolas, os coordenadores e corpo técnico da SEMEEC.
“Ao longo de sua execução serão realizadas palestras motivacionais em parceria com os órgãos de Saúde, CRAS, Conselho Tutelar, Ministério Público e segmentos religiosos, com o objetivo de despertar o interesse do educando para o desenvolvimento das competências e habilidades, numa óptica crítica e construtiva, enfatizando o controle emocional, os princípios éticos e morais”, explicou o Secretário da SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa.
O Projeto pedagógico foi idealizado Professor Luzivaldo de Castro em 1997 e atualizado pela SEMEEC, considerando uma estratégia pedagógica para a recuperação das aprendizagens decorrentes da pandemia da COVID-19, que afastou os estudantes das salas de aulas por dois anos acarretando sérios prejuízos no processo de ensino e aprendizagem, em todos os níveis e modalidades de ensino no mundo.
Temas relacionados à Saúde, Meio Ambiente, Alimentação Alternativa, Horta Escolar, Práticas Esportivas, Ciência e Tecnologia, Educação Financeira, Educação para o Trânsito, Ética, Pluralidade Cultural, Projeto de Vida, Música, Dança, Canto e Aprender Empreender serão abordados durante a efetivação da Iniciativa, além do reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências da Natureza para recuperação da aprendizagem de forma integradora e interdisciplinar.
+++++++
Compartilhe esta notícia