TCE-AM lamenta perda de Josetito Lindoso, o ‘Tito’, aos 70 anos de idade – Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Leia em 3 minutos

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do servidor Josetito Dutra Lindoso, aos 70 anos, em Manaus. Tito, como era carinhosamente chamado, deixa um legado inestimável para a história e memória da Corte de Contas.

Natural de Manaus, Tito foi responsável por implementar o Projeto Memória no Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM, iniciativa que resultou na criação e ampliação do Museu do Tribunal, reunindo objetos, documentos e depoimentos que resgatam a trajetória da instituição. Sua dedicação incansável transformou-se em referência na preservação da memória do TCE-AM.

Além de sua contribuição no Tribunal, destacou-se como professor universitário, gestor cultural no Amazonas e no Brasil. Foi diretor do Teatro Amazonas, gerente de projetos do Ministério da Cultura, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura, subsecretário de Estado da Cultura, conselheiro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), membro nato do Conselho Estadual de Cultura e chefe do Departamento de Memória e Documentação do TCE-AM.

Filho do ex-presidente da Corte, Coriolano Cidade Lindoso, Josetito marcou profundamente a cultura, a arte e a preservação histórica do Amazonas, sendo reconhecido como uma memória viva do Estado.

Por meio de nota de pesar, a presidente da Corte de Contas amazonense, conselheira Yara Amazônia Lins, lamentou a perda. Confira a nota na íntegra:

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, em nome do colegiado do TCE e de todos os servidores da Corte de Contas, lamenta, com profundo pesar, o falecimento do servidor do TCE-AM, Josetito Dutra Lindoso.

Ele marcou a trajetória da arte, cultura e preservação histórica do Amazonas e representava a memória viva do Estado e, especialmente da Corte de Contas.

Tito, como era carinhosamente chamado por todos, foi o idealizador do Museu do TCE-AM e autor de diversos projetos que buscavam manter a trajetória e a história do Tribunal.

Filho do ex-presidente da Corte de Contas, Coriolano Cidade Lindoso, Tito também foi diretor do Teatro Amazonas, gerente de projetos do Ministério da Cultura, presidente do Fórum Nacional de secretários de Estado da Cultura, subsecretário de Estado da Cultura, membro Conselheiro da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC), membro nato do Conselho Estadual de Cultura e chefe do Departamento de Memória e Documentação do TCE-AM.

Em nome dos conselheiros e servidores da Corte de Contas, o TCE-AM expressa suas sinceras condolências aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte a todos neste momento de dor.

Conselheira Yara Amazônia Lins
Presidente do TCE-AM

Compartilhe esta notícia