Sidney Leite reúne com SSP-AM para falar sobre o narcotráfico e pirataria na fronteira

Leia em 4 minutos

Na tarde desta quinta-feira (28), o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) esteve na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) para falar sobre soluções por parte do Estado a respeito do controle e monitoramento do narcotráfico nas fronteiras e sobre os frequentes casos de pirataria nos rios.

Em 2019, foi criado o programa “Vigia”, do Ministério da Justiça em parceria com o programa “Amazonas mais Seguro” do Governo do Estado, que inibiu o número de casos dos crimes por tempo determinado, mas este ano, voltaram a aumentar. Vendo o risco de perigo que a população corre, Sidney decidiu intervir pessoalmente em reunião com o Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas General Carlos Alberto Mansur e com o Secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F) da SSP-AM, capitão Diego Magalhães.

“A população de Atalaia do Norte até Coari, vive assombrada com os piratas e com a guerrilha do narcotráfico que tem entrado no Brasil. Me coloquei à disposição da SSP-AM para que eu quanto parlamentar, possa viabilizar recursos e ações integradas com o Governo Federal, o qual tenho discutido amplamente, tanto no Ministério da Justiça, quanto no Ministério da Defesa, o fortalecimento e a implementação de forma definitiva do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – SISFRON, que é um programa do Ministério da Justiça com a Defesa das Fronteiras Brasileiras” disse.

O secretário reforçou que a Secretaria de Segurança não tem medido esforços para garantir a segurança da população dessas áreas, mas que a criminalidade aumentou significativamente, o que resulta na necessidade de reforçar o monitoramento e controle dessas atividades ilegais.

Temos uma base fluvial administrada pelo Ministério da Justiça, localizada no Médio Solimões entre Coari e Tefé, com uma média de 40 militares do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Delegado, que nos auxilia. Porém, o crime desviou para o Rio Negro e ficou no Alto Solimões. Neste segundo semestre de 2022, o Governador Wilson Lima irá lançar a segunda base, onde iremos blindar a região, que está com alto índice de criminalidade, com mais 2 lanchas blindadas e a partir de dezembro, teremos a formação de 62 delegados, que irão atuar em todos os municípios do Amazonas, além de investigadores que estarão aptos para trabalhar em janeiro de 2023. Esses são esforços que o Governo tem feito para melhorar a segurança.

O deputado federal Sidney reforça a solicitação de ações mais enérgicas e efetivas no sentido de coibir esse tipo de criminalidade o quanto antes.

Sobre o SISFRON

O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – SISFRON é um sistema de comando e controle, comunicações, computação, inteligência, vigilância e reconhecimento que visa dotar a Força Terrestre de meios habilitadores a uma presença efetiva na faixa de fronteira brasileira.

+++++++

Compartilhe esta notícia