Semtuc realiza concerto musical como encerramento de Oficina de BioInstrumentos

Leia em 3 minutos

Valorizando a arte local, a prefeitura de Nhamundá, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUC), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), realizou no último sábado (30/04), um concerto musical para encerrar a oficina de BioInstrumentos amazônicos, realizada no município de 25 à 30 de abril.

A oficina foi ministrada pelos professores Celdo Braga e João Paulo Ribeiro. Celdo Braga é figura conhecida no Amazonas, principalmente no meio artístico-musical. Nascido em Benjamin Constant, está em Manaus há 29 anos. É professor, poeta e músico.

Celdo destacou a experiência vivida nestes dias de oficina na cidade. “A experiência em Nhamundá foi muito especial porque, além do chão histórico que esta terra reúne, nós temos um povo muito talentoso e aguerrido e, a referência histórica daqui já recomenda bem isso. É a nossa décima quarta oficina, em que eu e meu amigo João Paulo realizamos em alguns municípios do Amazonas.

Aqui foi extremamente interessante porque em pouco tempo conseguimos que os alunos aprendessem 9 itens, já ficou o acervo aqui pra cidade, acabamos de fazer uma linda apresentação musical, inclusive, com uma composição para o município destacando o potencial da beleza expressiva e poética”, destaca.

Para a Secretária da Semtuc, Kethleen Guerreiro, a oficina foi uma oportunidade para desenvolver ainda mais a cultura local. “Pra fechar com chave de ouro, hoje realizamos um concerto musical, onde tivemos a oportunidade de assistir todos os alunos que participaram da oficina. Gostaria de agradecer os professores Celdo Braga e João Paulo, que se disponibilizaram a vir até Nhamundá, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, agradecer a prefeita Marina Pandolfo e ao vice-prefeito Neto Carvalho por nos darem condições de estar realizando trabalhos como esse. A Semtuc tem trabalhado incansavelmente para resgatar a alegria de se trabalhar a cultura aqui na nossa Ilha”, completa.

Os instrumentos foram construídos pelos próprios alunos, com caroço de tucumã, cuias, caroço de açaí, rolos de papel e demais materiais naturais e recicláveis. O mais novo grupo de Nhamundá já foi contratado para fazer sua primeira apresentação em Parintins, no dia 17 de junho, na abertura da Semana do Festival Folclórico.

+++++++

Compartilhe esta notícia