Secretário de Infraestrutura do Amazonas anuncia concretagem em vias agrícolas de Tabatinga

Leia em 4 minutos

O secretário de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra), engenheiro Dr. Carlos Henrique Lima, recebeu na manhã desta terça-feira, 18, em seu gabinete, o médico Dr. Rogélio Campuzano, de Tabatinga, ocasião em que foi debatido sobre a concretagem das estradas Perimetral Norte 1 (4,13 km de extensão), Perimetral Norte 2 (2,44 km de extensão ) e Geodésica 2 (2,45 km de extensão), na cidade de Tabatinga, autorizadas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, cujo valor total da obra será de 11 milhões de reais.

O secretário informou que o certame, na modalidade Concorrência, está previsto para ocorrer no dia 10 de março, às 8h30, horário local, na sede do CSC, na avenida Djalma Batista, 346, 1º andar, bairro Chapada, e que as obras, depois de licitadas, devem iniciar em Abril de 2020.

Acompanhado do secretário executivo adjunto de engenharia, Gustavo Brugnara da Silveira, Dr. Carlos Henrique informou a Rogélio Campuzano que os serviços preliminares da obra incluirão um canteiro de obras com 9 (nove) containers compondo inúmeras dependências como, escritório, sessão técnica, banheiros e vestiários, almoxarifado, deposito de cimento, oficina, topografia e laboratório, guarita e central de concreto.

De acordo com o secretário, a obra contemplará terraplanagem, pavimentação, regularização do subleito, camada de sub-base e pavimento em concreto que alcançará em sua totalidade 9,2 quilômetros de extensão, com previsão de entrega para o início de 2021.

Segundo o secretário, um projeto de drenagem foi elaborado com vistas ao estabelecimento dos dispositivos necessários para a captação, interceptação e condução das águas superficiais “objetivando conduzi-las para locais de deságues seguro, sem comprometer o pavimento e terrenos que margeiam as vias”, disse.

Ainda, de acordo com o secretário, estudos ambientais serão realizados cuja importância consiste na elaboração de um diagnostico ambiental com levantamentos e impactos ambientais no decorrer da execução da obra, visando a proposição de medidas de proteção ambiental, além do controle e recuperação ambiental do local.

Rogélio Campuzano, médico e morador de Tabatinga, agradeceu ao secretário pela acolhida da recepção bem como lembrou da promessa, ainda no mês de agosto do ano passado, ocasião em que o governador Wilson Lima se comprometeu na elaboração dos projetos, nas execuções das obras, dos ramais Perimetral Norte 1, Perimetral Norte 2 e Geodésica 2, que foram as solicitações da comunidade agrícola sobre a importância desses ramais levadas por ele ao governador do estado, Wilson Lima.

“Fico feliz que um pleito antigo e histórico do povo de Tabatinga começa a sair do papel. Percebo que o secretário começou do zero. Reformulou o projeto, adequou, viabilizou os recursos que não estavam compromissados e conseguirão fazer mais e melhor”, disse, ressaltando que nos locais onde se darão a concretagem compreende-se uma área com mais de 1.120 habitantes, alcançando as comunidades de Bom Jesus, Urumutum Takana, Monte Sinai, na Estrada Norte I e II.

Segundo Rogélio, na via Geodésica II, as comunidades de Novo Horizonte, Novo Paraiso, Novo Progresso e Deus é Bom, se acrescenta, ainda, a comunidade indígena Nova Jerusalém, composta por 300 índios, também terão sua área concretada, afirmou.

Compartilhe esta notícia