Por metas alcançadas na Atenção Básica, Rio Preto da Eva tem posição destacada no ranking regional. Boa colocação garante mais verbas federais para investimentos em saúde pública
O município de Rio Preto da Eva (AM) obteve nota de 8,7 nos indicadores do Ministério da Saúde pontificando-se na 7ª posição à frente de cidades bem mais desenvolvidas e prósperas financeiramente no Atendimento à Atenção Básica de Saúde. O programa Previne Brasil, do Governo Federal, foi implantado aos municípios no ano de 2020 com a função de avaliar o desempenho e efetuar melhor distribuição de recursos financeiros.
Importante avaliação no desempenho dos indicadores de saúde, trabalho das equipes que compõem a Secretaria de Saúde do município e Atenção Básica, além de demonstrar o empenho da Gestão municipal em cada vez mais melhorar o serviço de saúde ofertado a população.
O programa avalia sete indicadores de saúde que são as consultas de pré-natal das gestantes, testes rápidos em gestantes, proporção de gestantes com atendimento odontológico, cobertura de exames citopatológicos, cobertura vacinal, saúde bucal, acompanhamento de pessoas com hipertensão e o acompanhamento de pacientes diabéticos.
A Saúde de Rio Preto da Eva alcançou a 7ª posição em um ranking de 61 municípios do Amazonas ficando na frente de cidades mais populosas e ricas como Coari, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tabatinga e até Manaus.
O prefeito Anderson Souza, que está em seu segundo mandato, destacou o empenho, o comprometimento e a eficiência de todos os profissionais da saúde envolvidos, mesmo em período de controle da pandemia. “Tenho ciência de todas as dificuldades enfrentadas, nossa equipe não mediu esforços para alcançar excelentes resultados. Nossa gestão na saúde é pautada com compromisso com o recurso público e responsabilidade social com todos que nos procuram”, disse o prefeito Anderson feliz com o resultado alcançado.
PREVINE BRASIL+++++++