No segundo dia de reunião no Conselho Distrital de Saúde Indígena do DSEI Parintins-CONDISI, no dia de hoje, 22, foi aprovada por unanimidade dos conselheiros presentes a proposta apresentada por José Augusto Nenga, gestor do DSEi Parintins, para a criação da CASAI Barreirinha.
Segundo Nenga, a reivindicação vem de muitos anos. “É uma antiga reivindicação dos indígenas da região. Com isto estamos fazendo história e ao mesmo tempo justiça ao município de Barreirinha, que concentra a maior população indígena do Baixo Amazonas, da etnia Saterê-Mawé, que até então não dispõe dessa importante estrutura de apoio às ações de saúde desenvolvidas junto ao indígenas do Rio Andirá”,afirmou.
Uma das lideranças indígenas presentes, o conselheiro distrital Dulcemar Ferreira, destacou a conquista da proposta como uma vitória dos povos indígenas da região. “As ações do DISEI são muito importantes para a comunidade. Pois quando você tira um ‘parente’ da sua aldeia para se tratar na cidade e não se tem um espaço adequado, ele pode adoecer ainda mais. Uma CASAI Barreirinha vai melhorar isso, pois respeita e resgata a nossa cultura. Com o apoio direto e próximo de nossos indígenas, garantindo que os familiares possam acompanhar mais de perto, já é uma conquista”, lembrou.