As coordenações municipais do Programa Saúde na Escola (PSE) – vinculadas as Secretarias de Saúde (SEMSA) e Educação (SEMED), em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), promoveram nesta sexta-feira (28/04) uma caminhada pelas principais ruas de Benjamin Constant.
A ação marcou o encerramento de atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, desenvolvidas nas escolas durante a semana. Alunos da rede de ensino municipal participaram durante a semana de palestras sobre o mosquito que transmite as doenças da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. As apresentações foram realizadas nas escolas Professora Graziela Corrêa de Oliveira, Olavo Bilac e Cosme Jean e contou com a participação especial do palestrante Professor José Moacir da Silva Maia.
A passeata teve início às oito horas da manhã na Praça Frei Ludovico e seguiu pelas Ruas Getúlio Vargas, Praça da Bandeira e Avenida Castelo Branco, com encerramento em frente ao prédio da SEMSA. A ação promovida pela coordenação do PSE, com a parceria da Prefeitura de Benjamin Constant através da SEMSA e SEMED, atraiu a atenção do público para a necessidade do combate ao mosquito Aedes Aegypti. A caminhada reuniu grande número de estudantes que juntos chamaram a atenção dos populares às medidas de prevenção.
O objetivo da mobilização, como enfatizou a enfermeira Fernanda, é a sensibilização dos alunos e da população em geral, para que incentivem outras pessoas como familiares e conhecidos para a prevenção e, estendam a campanha ainda mais. “Estamos encerrando as atividades de divulgação do combate ao mosquito Aedes Aegypti, que aconteceu durante toda a semana nas escolas públicas municipais, com esta caminhada. Quero agradecer a todos os envolvidos nesta campanha de combate ao mosquito Aedes, a todos os parceiros nesta caminhada, pois a conscientização da população é a melhor maneira nesse combate”, enfatizou.
Participaram da caminhada as coordenadoras Gisely Freitas da Rocha (PSE-SEMED), Fernanda Peres Braga (PSE-SEMSA), o coordenador local do PSE-SEDUC, Valber Felix Ipuchima, técnicos e funcionários da secretaria de saúde, professores e alunos das escolas municipais. O movimento visa sensibilizar a comunidade escolar e a população sobre a necessidade do combate ao mosquito transmissor de doenças.