“Três em cada 10 brasileiros tem pressão alta e muitos não sabem. Por isso é importante que todas as pessoas acima de 18 anos façam a medida de pressão arterial pelo menos uma vez por ano”, afirmou a secretária de Saúde, Lecita Marreira.
Dia 26 de Abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e o Programa Saúde do Idoso da SEMSA, se antecipa com ações no Ginásio do SESC de Tefé.
Instituído pela (Lei 10.439/2002), O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial 26 de abril, objetiva alertar a população para a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença. Em Tefé, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), vem realizando durante todo o mês de abril, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), um conjunto de ações alusivas ao dia.
Na última quarta-feira, (20) ocorreram as ações intensificadas no Ginásio do Serviço Social do Comércio (SESC), onde foram disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial (PA), glicemia, atendimentos com médicos, nutricionistas, massoterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, além de palestras educativas, desfiles, dança, atendimentos de combate ao tabagismo e aplicação da técnica de auriculoterapia.
De vários bairros da cidade uma “Van” disponibilizada pela SEMSA, transportava comunitários interessados em participar das atividades e atendimentos, que iniciaram as 07h da manhã e se estenderam até as 11:30h. A ação contou com a participação de diversas coordenações da SEMSA, entre elas a Coordenação da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CGTES) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
“O dia 26 de abril é o dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, mas devido a proximidade da Festa da Castanha e o empenho da SEMSA na organização da estratégia de atuação no evento nós antecipamos as ações do dia 26, por isso desde o início do mês fizemos várias atividades voltadas a essa temática, hoje foi o nosso dia “D” e ficamos muito felizes com o envolvimento e interesse das pessoas em participar e cuidar da saúde”, pontuou a secretária da SEMSA, Lecita Marreira.
“É um assunto importante e que acomete muitas pessoas, que muitas vezes nem sabem que tem o problema. Por isso, a ação é para auxiliar e conscientizar sobre a importância dos cuidados preventivos”, explicou a secretária.
+++++++