Prefeitura de Presidente Figueiredo inicia tratativas para fundar APAE no município

Leia em 4 minutos

Numa ação inédita a prefeita Patrícia Lopes (MDB) recebe o alto escalão da APAE no Amazonas e já dá o pontapé inicial para trazer a instituição filantrópica pra Presidente Figueiredo. No Amazonas, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) está presente em municípios com alto índice populacional como Itacoatiara, Manacapuru e Tefé

Ocorreu na manhã de ontem, 19, na Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo a primeira reunião para discutir a fundação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE no município. Além da presença da prefeita e da presidente no Amazonas da APAE, Socorrinha Gil, participaram  da reunião autoridades municipais, representantes da secretaria de saúde, assistência social e alguns pais dos excepcionais. A reunião teve o objetivo de tratar das ações necessárias à instalação e funcionamento da APAE.

A APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter Filantrópico que tem como objetivo oferecer um atendimento especializado as pessoas com deficiência mental, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento( Autismo). A APAE tem como missão promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAES, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

A prefeita  Patrícia Lopes disse que está empenhada para que a APAE seja instalada em Presidente Figueiredo, pois atualmente os que necessitam, tem que se deslocar diariamente à Manaus, sendo essa tarefa difícil para quem precisa fazer o deslocamento até a capital para ser atendido pelos serviços da instituição. A prefeita disse que estará colocando a prefeitura municipal através de seus profissionais a disposição, para auxiliar no que for necessário. Em suas redes sociais, a prefeita Patrícia Lopes comentou sobre a decisão de vanguarda que tomou.

“Estive, nesta manhã , junto com meu vice Anderson Leal, em reunião com a presidente da Federação das APAES do Amazonas, sra. Socorrinha Gil e secretários municipais, a fim de alinhar a vinda desta importante associação para o município de Presidente Figueiredo.

A APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais tem um valor significativo, e visa promover articulações de defesa de direitos, orientação, apoio à família, entre outros, direcionado às pessoas com deficiência, e a consideração uma sociedade justa e solidária.

Esse é mais um sonho que sonhamos para nosso município, no sentido de atender a todos e eu tenho um carinho especial pelo trabalho da APAE e sei de sua importância ao público a qual de destina. Fiquei encantada e emocionada nessa reunião, desejando ver essa associação atuando o quanto antes, em nosso município.

Segundo a Presidente da Federação é a primeira vez que um município se interessa em ter uma sede da APAE.

O município tem cadastrado 958 pessoas com deficiência, que merecem nossa atenção e o cuidado especial que a APAE pode promover.

Estamos de portas abertas para parcerias que fazem Figueiredo avançar e que cuidam das pessoas especiais! Contem conosco!”, postou a prefeita em sua rede social.

 

+++++++

Compartilhe esta notícia