A Prefeitura de Maués, distante 259 quilômetros de Manaus, tem intensificado a fiscalização após instalação de barreira sanitária no entorno da cidade.
Na segunda-feira (6), visando o controle e a prevenção ao COVID-19, a barreira localizada na confluência do Paraná do Urariá com o rio Maués-Açu, que banha a cidade conhecida nacionalmente como Terra do Guaraná, atuou no combate a pandemia aumentando o alcance da fiscalização por água.
O prefeito Jr Leite (PSC, que acompanha os esforços das equipes das áreas de Enfermagem e Vigilância Sanitária e apoio da Guarda da Defesa Civil Municipal, disse que a atuação será firme a cada dia que passa para proteger a cidade e seus habitantes do COVID 19.
A prefeitura tem orientado que moradores de Maués que estiverem fora da cidade e queiram retornar para Maués precisam aguardar o fim da quarentena para retornar.
Na barreira sanitária, os profissionais fazem a triagem da tripulação dos barcos – que só podem trafegar com cargas, e são submetidos à aferição da temperatura com termômetro facial. Aqueles que apresentarem sintomas, como febre, serão encaminhados às unidades de saúde do município.
O aeroporto de Maués também está sendo fiscalizado e está proibido o pouso e decolagem de aeronaves. No ultimo domingo (5), um avião monomotor proveniente de Itaituba, no Pará, pousou na cidade mas seus passageiros não puderam desembarcar. “A fiscalização é para todos e como não temos nenhum caso registrado do Coronavírus em nossa cidade, estamos evitando ao máximo que esse malefício chegue aqui. Por essa razão estamos de prontidão evitando a importação do vírus e a propagação do contágio”, afirmou o prefeito Júnior Leite prometendo rigor total nas próximas semanas e pregando o isolamento social na cidade.