Prefeitura de Humaitá em parceria com Tribunal de Justiça implantam projeto social

Leia em 4 minutos

O programa Levando Cidadania aos Ribeirinhos da Amazonia irá facilitar a comunicação entre moradores de comunidades (pessoas, em geral, muito pobres) que precisam pagar caro em viagens de até 18 horas de barco apenas para participarem de audiências no Fórum da Comarca

O prefeito Dedei Lobo esteve ontem, 03, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, com o presidente Flávio Pascarelli, ocasião em que assinaram um Termo de Cooperação visando promover melhores condições de acesso a serviços judiciais pelas populações ribeirinhas, que vivem às margens do Rio Madeira e adjacências, dentro do território da Comarca de Humaitá/AM.

O Programa abrange dois projetos, o primeiro contempla o cumprimento de mandados e a realização de diligencias pelos oficiais de justiça. Atualmente, não são realizadas diligências pelos oficiais em razão das distâncias e custos enormes.

Com o programa, as comunidades ribeirinhas mais afastadas passarão a receber mensalmente os oficiais, mediante transporte fornecido pela Prefeitura e escolta da Polícia Militar.

PROJETO DE REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS JUDICIAIS

Atualmente, os moradores dessas longínquas comunidades (pessoas, em geral, muito pobres) precisam pagar caro em viagens de até 18 horas de barco apenas para participarem de audiências no Fórum da Comarca.

Com o programa, as audiências previdenciárias serão realizadas por vídeo conferência mesmo onde não há acesso regular de interne residencial ou móvel, utilizando a estrutura de órgãos e associações locais que dispõem de Internet via satélite.

ILUMINA MAIS HUMAITÁ

Os serviços de iluminação e substituição de 3.691 pontos em Led prosseguem em Humaitá por meio de convênio da Prefeitura de Humaitá e o Governo do Estado, por meio da UGPE.

Segundo o prefeito Dedei Lobo o  Programa Ilumina+  vai além da substituição de lâmpadas antigas por luminárias LED. “Estamos modernizando e padronizando toda a iluminação em Humaitá. É notável a diferença, e a população aprova os resultados. Uma rua bem iluminada é muito importante para o comércio, desde o pequeno ao grande empreendedor. As pessoas se sentem mais seguras”, ressaltou.

No último fim de semana, o prefeito Dedei Lobo recebeu a visita do deputado federal Sidney Leite que foi visitar a orla da cidade e sua nova iluminação

A iluminação em LED também reduz o impacto ao meio ambiente. Um dos efeitos benéficos, nesse sentido, é que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado. Com a implantação do programa Ilumina+ Amazonas, o consumo de combustíveis fósseis irá reduzir no municipio.

Dentre as demais vantagens do novo sistema, as luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia. Estima-se uma economia de até 60% em relação às lâmpadas comuns. Também são mais duráveis e, por isso, reduzem os custos com manutenção para o município.

ORLA MUNICIPAL

O prefeito Dedei Lobo, com recursos próprios da prefeitura, deverá inaugurar nos próximos dias a revitalização da orla de Humaitá. “Estamos acompanhando esta revitalização e um dos componentes é a iluminação de qualidade, refletores em led. Isso aqui será uma praça de alimentação e este espaço público será o mais belo de nossa cidade e isso é para a população de Humaitá”, disse.

+++++++

Compartilhe esta notícia