Prefeito de Juruá esclarece festa de aniversário: “O evento foi feito por amigos sem nenhum gasto de recurso público”

Leia em 5 minutos

O destaque jornalístico sobre o aniversário do prefeito Júnior, de Juruá, foi reverberado em rádio, TV, jornal e mídias sociais

O prefeito do município de Juruá (AM), distante 672 quilômetros de Manaus, José Maria Júnior, conhecido como Dr. Júnior, foi alvo nesta semana de denúncia por parte do Ministério Público do Amazonas que abriu inquérito para apurar supostas irregularidades na realização da festa de aniversário do prefeito. O MP questionou a realização de sorteio de eletrodomésticos, a utilização de guardas municipais no evento, o pagamento do cachê de artistas e a promoção pessoal do prefeito na página da prefeitura do município.

Nas redes sociais da prefeitura de Juruá e do prefeito Dr. Júnior, do MDB, está o registro da festa realizada em outubro de 2021. O prefeito, que é advogado, disse à nossa reportagem que irá responder um a um todos os questionamento por parte do MPAM.

À nossa reportagem, o prefeito disse que ficou impressionado com a pirotecnia midiática que deram ao evento ocorrido ano passado. “A cobertura que deram sobre meu aniversário foi desproporcional ante a tantas conquistas sociais e estruturais que alcançamos ao longo de 5 anos administrando Juruá”, relatou o prefeito.

Segundo ele, desde que assumiu a prefeitura seu aniversário é comemorado nas ruas da cidade, por funcionários, amigos, pequenos empresários da cidade, além de parlamentares da bancada do Amazonas em Brasília e da Assembleia Legislativa do Amazonas que enviam presentes para sortear para algumas pessoas.

“Jamais usei qualquer centavo para promover festa particular. Os filhos de Juruá, com ajuda de amigos parlamentares, decidem homenagear-me com recursos próprios — e nada de gastos imensos (na verdade, fazem uma “vaquinha”), disse o prefeito. .

O prefeito afirma que conhece bem as condutas vedadas a um administrador público e disse que a homenagem foi espontânea e não houve, sublinhe-se, gasto público. “O governo não dispendeu ao menos um centavo. O fato é este. Não há outro. O resto é fake-news — tanto que, até agora, os que falam em “festa com dinheiro público” não apresentaram nenhuma evidência para comprovar o que disseram”, disse.

Ademais, num momento difícil para o Estado, o fato de servidores organizarem uma homenagem para o prefeito mostra que, no geral, estão apostando nas medidas de austeridade fiscal para sanear o governo municipal e isso estamos fazendo”.

O prefeito disse ainda não ser candidato a nenhum cargo eletivo considerando que já foi reeleito em 2020 para cumprir um mandato de 4 anos como gestor da Prefeitura de Juruá.

Sobre a contratação de bandas e pagamentos de cachê, palco e som, estes foram adquiridos com os recursos dos apoios. “As atrações e a estrutura da festa ficam, assim, garantidas sem o aporte de recursos do município”, completou. Segundo o prefeito, os principais brindes sorteados foram 2 televisões, 2 geladeiras e outros itens que, “não custaram 10 mil reais. E estes foram patrocinados por amigos. O restante eram brinquedos de plástico, que fizeram bastante volume, que doamos as crianças”, afirmou.

Com relação aos guardas municipais presentes ao evento o prefeito relatou que o efetivo da policia militar no município é muito pequeno e por essa razão fez-se necessário solicitar que a guarda municipal se fizesse presente para garantir a ordem e a segurança de todos no evento.

“Como cumpridor da Lei, irei atender e responder aos membros do respeitado Egrégio MPAM, mas é preciso que se diga que onde tem bolo, balão, música e brinquedos o povo sai de casa, não tem jeito. E isso eu faço desde meu primeiro ano como prefeito. A festa não é minha. É  do povo”, concluiu.

+++++++

Compartilhe esta notícia