A propagação do Covid-19, vírus que provoca o Coronavírus está fazendo com que gestores municipais de todo o Brasil se reúnam sistematicamente para traçar novas medidas que possibilitem a prevenção e o enfrentamento à doença.
Na última quarta-feira feira(18) após a edição do Decreto de Calamidade Pública do Governo do Estado, o prefeito prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, reuniu sua assessoria para debater ações a serem tomadas no sentido de atender ao que preconiza o decreto estadual.
“A nossa prioridade é a prevenção e o enfrentamento ao Coronavírus, por isso estamos orientando as pessoas a ficarem em suas casas, evitarem a circulação e a aglomeração”, disse na ocasião.
Dois dias depois, a prefeitura publicou o decreto de número 005, de 18/03/2020 para que, dentre outras medidas do âmbito municipal, não ocorra reuniões ou aglomerações com mais de 50 pessoas.
Não foi o que ocorreu na última sexta-feira (20) quando o prefeito reuniu-se na residência do sr. Manoel Monteiro da Silva, conhecido como “Yeyeu”, ex-presidente da Câmara de vereadores em Atalaia do Norte com a participação do próprio prefeito, e o pré candidato a sua sucessão, Sr. Heródoto Jean de Sales e demais vereadores da base do prefeito, além de dezenas de pessoas.
Fotos do evento estão sendo divulgadas em vários canais de comunicação e está indignando a população de Atalaia do Norte por se tratar de um exemplo a não ser seguido.
De acordo com as normas vigentes do ministério da saúde, com base na evolução dos casos no Brasil, até o momento, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas pela pasta para prevenção, o número de casos da doença dobre a cada três dias.
Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.
As medidas gerais do MS são válidas para todos os brasileiros e, no caso do gestor de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, as medidas valem para outros e não para ele conforme se pode observar pelas fotos recebidas pela reportagem.