Pela segunda vez, SECTI realiza o NASA Space Apps Challenge Tefé

Leia em 3 minutos

Nos dias 1 e 2 de outubro aconteceu, pela segunda vez no município, o NASA Space Apps Challenge Tefé, com o objetivo de criar soluções para os problemas do planeta, a partir de dados disponibilizados pela Agência Espacial Americana.

O evento foi aberto a estudantes e profissionais de qualquer área, a partir de 16 anos, que fizeram suas inscrições ainda em agosto para participar desta maratona de ciência, tecnologia e inovação.

Segundo o coordenador da jornada, Luzivaldo Castro, a iniciativa busca incentivar os jovens e adultos de Tefé a explorar habilidades e a montar equipes para que possam participar do maior hackathon do mundo: “Os projetos científicos que são resultados do Nasa Space Apps podem ser criados por qualquer pessoa que esteja disposta a desenvolver soluções inovadoras para os desafios propostos pela NASA”, destacou.

Os competidores inscritos receberam kits personalizados no credenciamento na cerimônia de abertura, no dia 30 de setembro. No sábado (1°/10), pela manhã, os participantes tiveram acesso aos dados fornecidos pelos satélites da NASA, com o objetivo de usar as informações disponibilizadas para criar soluções para um dos 23 desafios lançados neste ano.

O encerramento do evento ocorrerá no dia 7 de outubro, com a apresentação dos resultados das equipes e a escolha do vencedor, que irá representar o município de Tefé na competição mundial. Nesta etapa, a NASA selecionará alguns dos projetos para a premiação internacional.

A atividade é amparada pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital Nº 002/2022, da Fapeam, que apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Além da Fapeam, a segunda edição do Nasa Space Apps Challenge é realizada pela Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com colaboração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

 

+++++++

Compartilhe esta notícia