“Não teremos sustentabilidade ambiental se não tivermos sustentabilidade social”, afirma Sidney Leite

Leia em 2 minutos

Para o deputado federal Sidney Leite, a responsabilidade de preservar a Amazônia é de todos e não somente dos amazônidas

Em um comunicado de liderança, o deputado federal Sidney Leite (PSD) usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 21, para defender a Amazônia e falar de toda a polêmica envolvendo o desmatamento ilegal na região.

O parlamentar ressaltou que o desmatamento, apesar de ser pauta nacional nos últimos dias, vem crescendo na região amazônica nos últimos 7 anos, desde 2012 e que nada é feito de concreto para frear esse avanço da degradação ambiental. “Isso é fruto de ausência de políticas públicas para a região. Se discute muito o Fundo Amazônia, mas quanto desse fundo foi destinado para as populações tradicionais ou alterou a qualidade de vida dessas pessoas? Quase absolutamente nada”, criticou Leite.

Ele chamou a atenção que a responsabilidade da preservação da Amazônia não é somente dos amazônidas, mas do governo brasileiro, do Congresso Nacional e da população como um todo. “A soberania nacional nos impõe isso”, disse.

Sidney acrescentou ainda que os governos, a grande mídia e o resto da população precisam entender e compreender a Amazônia como um todo e a diversidade de sua população. “Tudo isso tem que ser olhado e discutido, porque senão, vão viver do quê?”, questionou o deputado.

O deputado defende que haja uma política voltada para a região, ouvindo as pessoas, as populações tradicionais, os pesquisadores. “Há a necessidade de se combater a desigualdade social. Não teremos sustentabilidade ambiental se não tivermos sustentabilidade social”, observou Sidney.

Compartilhe esta notícia