Oitenta e sete comunidades do interior do Amazonas se preparam para receber energia elétrica com a assinatura de contratos pela Eletrobrás Distribuição Amazonas. O anúncio se deu nesta terça-feira, 27, na Assembleia Legislativa do Amazonas, pelo deputado estadual Sidney Leite, articulador da conquista, uma vez que o parlamentar conseguiu reunir e negociar com todos os atores em questão.
Ao todo, são nove contratos destinados à aquisição de energia elétrica e potência associada nos Sistemas Isolados, com os Consórcios Produtores Independentes de Energia – PIE, para atendimento aos mercados da Distribuidora no interior do Estado.
De acordo com o deputado, fortalecer o abastecimento de energia elétrica na região significa não só mais qualidade de vida para a população como representa também o início da recuperação econômica nas localidades, que terão mais confiabilidade no fornecimento do serviço.
“Nós estamos avançando na interiorização do desenvolvimento no Estado do Amazonas. Aenergia é um insumo fundamental, seja pra extração da madeira e produtos não-madeireiros, para a agroindústria, para o desenvolvimento mineral e para diversas outras atividades”, comemorou o deputado.
Para o Diretor-Presidente da Eletrobrás Distribuidora Amazonas, Tarcísio Estefano Rosa, além do impacto positivo na geração de energia, a implantação dos PIE vai levar investimento e desenvolvimento ao interior. “Estima-se que, entre 2018 e 2033, entre implantação e operação, os recursos investidos somem mais de R$ 20 bilhões”, afirmou.
Ao beneficiar 87 localidades, a contratação foi dividida entre os Grupos A e B. O Grupo A contempla 33 Localidades das Calhas dos rios Solimões, Japurá e Juruá, totalizando 177.960 KW de potência para atender o mercado projetado para os próximos cinco anos.
Os contratos terão prazo de 15 anos, com a potência instalada no lote II de 81.500 kW, e no lote III de 66.460 kW, com 32 usinas termelétricas a diesel. A empresa responsável pela implantação dos lotes II e III será a Aggreko Energia Locação de Geradores Ltda.
Já o Grupo B contempla 53 localidades das calhas do Médio Amazonas, Negro, Solimões, Purus, Madeira, São Gabriel da Cachoeira e Autazes. Totaliza 260.175 KW de potência para atender o mercado projetado também para os próximos cinco anos.
As empresas responsáveis pela implantação dos lotes referentes ao grupo B serão Oliveira – ETAM (Oliveira Energia Geração e Serviços Ltda e Construtora ETAM Ltda), Powertech (Powertech Engenharia, Serviços Ltda Ltda), VPower – Telemenia (Telemenia LTD e Construtora ETAM Ltda).
O processo de contratação dos Produtores Independentes de Energia (PIE), desde a publicação do edital, bem como a condução dos leilões, foi coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e acompanhado pelo Ministério de Minas e Energia, assegurando transparência e confiabilidade ao certame.