Iranduba é terceiro município que mais atende Atenção Básica de Saúde no Amazonas, destaca Ministério da Saúde

Leia em 5 minutos

A apenas 19 quilômetros de Manaus, Iranduba faz o dever de casa e ensina como investir na gestão da saúde e comemora o 3º lugar em ranking nacional do Ministério da Saúde

O município de Iranduba (AM), é destaque em Atenção Primária à Saúde (APS) no Amazonas. Ocupa a terceira colocação no ranking do Estado, que possui 62 municípios; estando à frente de várias cidades grandes e ricas como Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé e Presidente Figueiredo. Os dados foram atualizados na última segunda-feira, 31, e estão disponíveis no site do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, através do link: https://italorodrigo.com.br/ranking-previne-brasil-q3-2021/#

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde, que visa proteger, prevenir e diagnosticar o paciente.

De acordo com o Previne Brasil, um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde. Os critérios avaliados são: cadastro de pessoas, indicadores de saúde e credenciamentos dos programas e ações estratégicas.

“A secretaria municipal de saúde e toda sua equipe tem feito uma excelente gestão no atendimento às pessoas que procuram por nossos serviços. Iranduba se orgulha de ter alcançado o 3º lugar sendo uma das cidades no Amazonas que mais investem na saúde pública e na cobertura vacinal alcançamos o índice de 100%. Isso é resultado de um trabalho feito com empenho, dedicação e amor pela nossa gente”, disse o prefeito Augusto Ferraz.

O acompanhamento dos funcionários de saúde do municipio visa dar suporte à população na área da saúde Bucal, pré-natal, exames de sífilis e HIV, atendimento odontológico, exames citopatológicos, cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente, e também o atendimento a pessoas hipertensas e diabéticas com solicitação de hemoglobina glicada. Esses são os critérios que o Ministério da Saúde avalia para em seguida mensurar a nota. Iranduba obteve nota 9,3 ficando em 3º lugar em todo o Estado.

A proposta do Previne Brasil tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O prefeito Augusto Ferraz avaliou o resultado como “uma vitória”. “Esse é o resultado de um trabalho integrado, com recursos e investimentos adequados que estamos fazendo. Vale ressaltar que o comprometimento da equipe qualificada faz toda a diferença nos indicadores que temos mostrado. Iranduba sempre será uma referência e isso muito nos orgulha”, afirmou.

Ferraz lembrou que durante a pandemia, os médicos da família, enfermeiras e os agentes comunitários de saúde mantiveram as visitas rotineiras, realizando inclusive a coleta para o preventivo, feita pelas enfermeiras: “não deixamos de fazer os exames. Essa avaliação demonstra que estamos no caminho certo. Junto com a gestão e os profissionais, vamos fazer o melhor para os irandubenses, declarou o prefeito Augusto Ferraz (DEM).

Augusto Ferraz está em seu primeiro mandato como prefeito eleito de Iranduba. Ferraz foi duas vezes seguidas (2014 e 2018) eleito deputado estadual pelo Amazonas

Destacando a atuação dos profissionais da Saúde, o prefeito pontuou a integração das equipes. Disse também que a Prefeitura continuará realizando investimentos na Saúde. “É importante agradecer a todos os profissionais da saúde e todos os servidores da Prefeitura, pois trabalhamos em equipe, de forma integrada. Também aproveito para garantir à população, que continuaremos a fazer investimentos financeiros importantes, que ofereçam saúde de qualidade para os moradores de Iranduba”, concluiu o prefeito.

O objetivo do Previne Brasil é ampliar o acesso ao SUS a partir de uma estrutura de financiamento que considere o desempenho e os resultados dos municípios no cuidado da Atenção Primária. O programa avalia os municípios a cada quadrimestre, medindo os indicadores da Saúde Básica e atribuindo percentuais de atendimento que são comparados com a população e o número de unidades, ou equipes.

+++++++

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia