A ação de saúde é uma parceria com o governo do Estado objetivando zerar a fila de exames de endoscopia. A proposta da Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria de Saúde, é que as pessoas que estão aguardando o exame da rede sejam atendidas no Hospital Regional
Com uma equipe composta por dois médicos endoscopistas, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e um assistente de logística o mutirão de endoscopia teve início nessa quarta-feira, (09), no Hospital Regional de Tefé, e conta com o total apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Ao todo serão atendidos 200 pacientes oriundos dos municípios de Alvarães, Uarini e Tefé, isso porque o município atua na região como a capital do Médio Solimões.
“Aqui desempenhamos um importante papel na região porque além de Tefé, estamos beneficiando também pessoas de municípios vizinhos que dependem do nosso município por conta da nossa estrutura, posição geográfica e acessibilidade”, destacou a secretária da SEMSA, Lecita Marreira.
Todos os pacientes que serão atendidos no mutirão passaram por um pré-cadastro e por isso os atendimentos que seguirão até sábado, (12), já estão agendados e dentro do planejamento da equipe médica.
O QUE É
A endoscopia é feita por meio de um tubo flexível que coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago. O exame permite diagnosticar doenças como refluxo, gastrite, úlcera e câncer – a identificação precoce possibilita o tratamento adequado e amplia significativamente as chances de cura.
+++++++