Em Nhamundá, IV FeirArte promove geração de renda e valorização aos artistas e artesãos locais

Leia em 3 minutos

A programação contou com exposições e vendas de produtos artesanais, além de concursos e shows culturais

A Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtuc), realizou neste sábado, 22/11, a IV edição da Feira de Artesanato e Economia Criativa (FeirArte), Neste ano, o evento obteve um saldo positivo na geração de renda e valorização dos artistas e artesãos do município.

A programação, além das exposições e comercialização de produtos artesanais, também contou com diversos concursos culturais, incluindo concurso de artesanato indígena, concurso de culinária, concurso de pintura em tela, concurso de fotografia, concurso de calouros infantil e concurso de dança.

Para a prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo, a FeirArte é uma forma de oferecer oportunidade e uma valorização digna para os artistas e artesãos locais, que por muito tempo foram esquecidos. “Hoje, em nossa gestão, Jeles são valorizados e tem um espaço para chamar de seu. A FeirArte é cultura, entretenimento e economia criativa. E arte de forma acessível para todos e para todas”, disse.

Nas palavras da secretária de turismo e cultura, Kethleen Guerreiro, o sucesso dessa edição é resultado do trabalho da gestão voltado para e setor e pela participação massiva dos artistas e artesãos. “Por determinação da prefeita Marina Pandolfo e do vice-prefeito Neto Carvalho, entregamos mais um evento de sucesso para a população nhamundaense. Tudo isso graças ao apoio e incentivo que nós temos dessa gestão, que sempre valorizou os artistas locais, os artesãos, as artesãs, e procurou promover formas de gerar oportunidade e geração de renda a todos eles, que vivem da arte e da cultura. Por esse motivo, eles estiveram presentes em peso hoje, na FeirArte, e nós agradecemos a presença de todos e todas”, afirmou Kethleen.

Já para a artesã Sicione Azevedo, o sentimento é de gratidão por ter participado de mais uma edição da FeirArte. “Hoje eu me sinto muito grata. Vendi todas as minhas peças de croche. Isso me ajuda muito como artesã, pois eu vivo e sobrevivo dessa produção. Esse evento é muito bem-vindo para nós, e eu só tenho a agradecer a gestão por promoverem a FeirArte todos os anos e por nos incluirem sempre”, expressou Sicione.

O evento também contou com a participação de cantores e bandas locais e regionais, como forma de incentivo e inclusão aos músicos do município, que atraíram um grande público para a Praia da Liberdade com muito som ao vivo, e para a venda dos produtos artesanais, colaborando com o trabalho de cada artista, artesã e artesão presente na IV FeirArte.

+++++++

Ascom/Nhamundá

Compartilhe esta notícia