Uma ciclista identificada como Geldiene Silva de Jesus, de 29 anos, morreu em uma colisão enquanto pedalava pela Av. Washington Soares, no domingo (1º). Ela foi atingida por um veículo conduzido pela liderança sindical e segunda suplente do Partido Cidadania no cargo de deputado estadual, Marta Brandão da Silva (Cidadania – CE).
O acidente foi registrado próximo ao Centro das Tapioqueiras, no bairro Coaçu, Grande Messejana. Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado na data do acidente pelo irmão da vítima, Gilvam Silva de Jesus, Geldiene estava em sua bicicleta elétrica na faixa de pedestre, quando “foi atropelada por um veículo em alta velocidade”.
A vítima ainda teria sido arrastada por 2 km, segundo o registro policial feito por Gilvam. A ciclista morreu no local do acidente.
Marta Brandão, também por meio de Boletim de Ocorrência, afirmou que trafegava na faixa da esquerda da Avenida, sentido interior/capital, quando, repentinamente, Geldiene, que segundo trafegava no canteiro central sem capacete de proteção, ainda de acordo com Ana, cruzou a via, a fim de atravessá-la para o outro lado.
“Porém, devido à rapidez do movimento, a noticiante não conseguiu impedir a colisão, apesar de seus esforços para desviar; QUE, em seguida, uma composição da guarda municipal passou pelo local e iniciou os procedimentos necessários, acionando o SAMU e as demais autoridades competentes”, diz trecho do depoimento.
A sindicalista disse ter aguardado a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os socorristas atestaram o óbito da mulher ainda no local do acidente.
Após a realização do teste do bafômetro, cujo resultado foi negativo, a suplente compareceu a uma delegacia acompanhada do advogado dela e registrou um Boletim de Ocorrência.
Veja também
POSICIONAMENTO
Em nota ao Diário do Nordeste, a suplente lamentou “profundamente o falecimento de Geldiene Silva de Jesus”.
“No momento do ocorrido, eu retornava de viagem para Fortaleza, acompanhada de minha mãe, de 84 anos, e de sua cuidadora. Ressalto que, em nenhum momento, me ausentei do local. Permaneci durante todo o tempo prestando auxílio e aguardando a chegada das autoridades e da equipe do SAMU, para que todas as providências necessárias fossem adotadas. O acidente envolveu meu veículo e uma bicicleta elétrica”, disse Marta.
Ela informou ainda que toda a colaboração necessária foi prestada à Guarda Municipal, ao SAMU e à Polícia Militar. O fato foi devidamente registrado na Delegacia Plantonista.
“Após a ocorrência, permaneci no local, acompanhei a assistência aos feridos, fui à delegacia, prestei os esclarecimentos necessários às autoridades e prontamente fiz o teste do etilômetro (bafőmetro), que deu negativo. Manifesto meus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Geldiene, a quem dedico minha solidariedade, respeito e pesar”, afirmou ainda a suplente.
INVESTIGAÇÕES
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou em nota que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias do acidente de trânsito com vítima fatal, ocorrido nesse domingo (1º), no bairro Coaçu.
“Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e colheram informações que subsidiarão a apuração policial. O caso foi registrado na 7ª Delegacia de Polícia Civil da Capital”, informou ainda a Pasta.
NOTA OFICIAL
Marta Brandão da Silva lamenta profundamente a morte de Geldiene Silva de Jesus, em um acidente de trânsito ocorrido na Avenida Washington Soares (CE-040), em Fortaleza, e se solidariza com seus familiares e amigos.
A condutora permaneceu no local, acionou imediatamente o socorro e colaborou integralmente com as autoridades. O teste do bafômetro, realizado de forma espontânea no local do acidente, apresentou resultado negativo. A motorista esclarece que não houve arrastamento da vítima, que o veículo foi imediatamente imobilizado após a colisão e que trafegava dentro da velocidade permitida da via, circunstâncias que serão devidamente confirmadas pela perícia oficial.
Por respeito à investigação e à família da vítima, não haverá novos comentários neste momento.