Campanha Itinerante na zona rural de Parintins resulta em mais de 4 mil imunizações

Leia em 2 minutos

A ação  percorreu todas as 48 comunidades pertencentes as regiões do Rio Mamuru, Rio Uaicurapá, e Jacu, onde os usuários receberam todos os 19 tipos de imunológicos disponíveis na rede do SUS contra sarampo, tuberculose, meningite, pneumonia, paralisia infantil, tétano e influenza

A  Prefeitura Municipal de Parintins, através da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Vigilância em Saúde e o Programa de Imunização, realizou neste mês de Setembro, durante 20 dias, uma ação itinerante de vacinação nas comunidades da zona rural do município, onde cerca de 4 mil imunizações foram alcançadas.

A ação percorreu todas as 48 comunidades pertencentes as regiões do Rio Mamuru, Rio Uaicurapá, e Jacu, onde os usuários receberam todos os 19 tipos de imunológicos disponíveis na rede do SUS contra sarampo, tuberculose, meningite, pneumonia, paralisia infantil, tétano e influenza, totalizando 3.556 doses.

Além da vacinação em humanos a ação também contou com vacinação anti-rábica em animais domésticos como cães e gatos, totalizando 982 doses.

O gerente do programa de imunização em Parintins, enfermeiro Arlindo Machado e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, que estiveram à frente da organização do evento, relatam que a campanha teve um resultado positivo, visto que esta ação promove a busca ativa dos moradores que apresentam dificuldade de acesso às unidades básicas de saúde na cidade, devido a distância.

O secretário de Saúde, Clerton Florêncio, destacou a eficiência da gestão municipal em promover a ação, pois entende a dificuldade de acesso dessa população ribeirinha, além disso com essa prática o município pode no final do ano alcançar as metas pactuadas pelo ministério da saúde com relação a vacinação, principalmente em crianças menores de 01 ano de idade.

“O prefeito Bi Garcia e vice Tony Medeiros disponibilizaram todos os recursos logísticos necessários para a realização e sucesso da campanha de vacinação na zona rural do município”, destacou.

Compartilhe esta notícia