‘Caí da cama’, ‘3ª guerra mundial’ e mais: reações e memes do teste de alerta da Defesa Civil no CE – Ceará

Leia em 6 minutos

Ainda que tenha sido avisado com antecedência, o teste do sistema de alerta da Defesa Civil que ocorreu neste sábado (14) no Ceará acabou causando surpresa em moradores do Estado por conta do atraso na simulação.

Nas redes sociais, reações à mensagem e ao aviso sonoro do alerta se multiplicaram e mostraram o bom humor do cearense em relação ao acontecimento.

Entre as reações, a maioria foi de susto em relação ao som emitido durante o alerta.

Meme Twitter

Tweet

Também teve, no entanto, quem julgasse o alerta sutil e, até, quem não recebeu e se sentiu “de fora”.

Para além de sustos, também houve torcedor que aproveitou a situação de alerta de desastres para fazer comentários sobre futebol cearense.

Meme

Meme

Sistema irá alertar sobre chuvas, alagamentos e enxurradas no Ceará

Com o sistema em operação, o aviso servirá para alertar sobre chuvas intensas, alagamentos e enxurradas, por exemplo, na região do Ceará.

Conforme o tenente-coronel da Defesa Civil, Haroldo Gondim, é estimado que 3,5 milhões de aparelhos no Estado tenham recebido o alerta.

Veja também


Gondim destaca que o teste “foi um sucesso” e explicou que, por exemplo, pessoas que estavam dentro de um carro em área sem sinal de telefonia, podem não ter recebido o aviso sonoro.

“Aquele aparelho que não recebeu por conta da tecnologia e sinal, mesmo assim receberam a SMS, com cadastro no 40199, cadastro da Defesa Civil”, acrescentou.

Funcionamento do sistema

A ação, segundo o Governo Federal, é uma estratégia para fortalecer a prevenção de desastres e salvar vidas. O envio dos alertas é coordenado pelo MIDR e ocorreu em 36 cidades dos 9 estados do Nordeste, com intervalo de um minuto entre cada alerta.

O Ministro da Integração e do Desenvolvimento Social, Waldez Goés, pontuou que os Estados do Nordeste vêm sendo capacitados desde o início deste ano de 2025 e destacou os desafios dos eventos climáticos no Brasil nos últimos anos: “a gente não evita o evento, mas evita que as pessoas tenham a vida ceifada”, disse.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, destacou durante o acionamento a importância do serviço “protege vidas”. Conforme o Governo Federal, a iniciativa prepara a população para o início da operação oficial do sistema na região, prevista para 18 de junho. 

Veja também


Confira as cidades que participaram da simulação neste sábado (14):

  • Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Luís do Quitunde
  • Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália
  • Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama
  • Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale, Imperatriz
  • Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba, Coremas
  • Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Ipojuca
  • Piauí: Teresina, Urucuí, Picos, Esperantina
  • Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz
  • Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância, Lagarto

Como foi o teste?

Na demonstração, a mensagem foi sobreposta ao conteúdo exibido no celular, com som de alerta que tocou mesmo em aparelhos que estavam programados no modo silencioso. Não havia necessidade de cadastro prévio e o aviso estava programado para chegar a todos os dispositivos compatíveis localizados na área de cobertura. 

alerta defesa civil evento lula

Legenda:
O evento começou em torno das 13h30

Foto:
Reprodução/Governo Federal

A mensagem que apareceu durante o teste dizia “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta. ”

Durante a simulação, os técnicos da Defesa Civil Nacional estavam em diversas cidades do Nordeste monitorando o recebimento das mensagens e apoiando o uso da nova tecnologia. Após a capacitação, o Governo Federal destaca que “o envio dos alertas será de responsabilidade direta dos órgãos locais”.

Sistema em uso

Para continuar recebendo os alertas não há necessidade de cadastro, pois os informes serão enviados automaticamente por meio do sistema.

O sistema já alcançou as regiões Sul e Sudeste, onde funciona desde dezembro de 2024. A projeção é que será levado ao Norte e ao Centro-Oeste nos próximos meses. Até o fim de 2025, a expectativa é que o Defesa Civil Alerta esteja disponível em todo o país.

Compartilhe esta notícia