Barcelos, que já foi a capital do Amazonas, tem disputa eleitoral acirrada

Leia em 8 minutos

Nestas eleições, os olhos do Brasil e do mundo também se voltam para Barcelos no Amazonas.

Mas qual o interesse do mundo e principalmente do governo federal nas eleições para prefeitos na Amazônia, especialmente no município de Barcelos?

Não é preciso ser um grande analista para perceber os motivos pelos quais o município é visto de forma estratégica pelo governo federal. Barcelos, (distante 405 quilômetros da capital), possuiu uma população de aproximadamente 26 mil habitantes para um território de 122.476 km² km2, foi colonizada pelos franciscanos e tornou-se a primeira capital do Amazonas. É o maior município em extensão territorial do estado, sendo um dos maiores do mundo. Sede do 3º Batalhão de Infantaria de Selva do Amazonas, possui reservas grandiosas de nióbio, ouro, diamantes, entre outros minerais. Sem falar nos grandes recursos naturais, como a piaçava, castanha, palmito, açaí e outros. A maior cachoeira do Brasil encontra-se lá, localizada no Parque Estadual Serra do Aracá, bem em meio às montanhas que chegam a alcançar 1.300 metros. O maior arquipélago fluvial do planeta, também está em Barcelos e tem 1.200 ilhas (Mariuá). Paraíso da pesca esportiva do tucunaré, no período de seca do rio fica cercado de praias lindas, uma natureza exuberante que eclode no período da cheia. Suas lendas e histórias são contadas no festival do peixe ornamental, em uma ópera magnífica apresentada por duas agremiações culturais: Cardinal e Acará.

Interesse Presidencial

No dia 7 de outubro, último,  o presidente Jair Bolsonaro, durante o lançamento do programa federal “Voo Simples”, no Palácio do Planalto, disse que pretende ir à Barcelos e deixou claro o interesse e a observação atenta direcionado ao turismo do município. O presidente falou sobre o caso de um empresário do segmento hoteleiro, que montou um hotel flutuante em Barcelos e acredita que as novas regras para o setor aéreo estabelecidas pelo programa podem facilitar o acesso à Amazônia e a realização de viagens ao município onde fica localizado o empreendimento dele. “Agora, com essa nova ação do Ministério da Infraestrutura, o “Voo Simples”, vamos facilitar a vida de quem quer, porventura, ir para lá, e, por que não, abrirmos, estimularmos a Amazônia para o turismo, para mostrar para o gringo que aquele trem não pega fogo”, disse Bolsonaro. (segue vídeo)

Corrida Eleitoral em Barcelos: Carlos Dias

Casado, 48 anos de idade, advogado, natural de Itacoatiara, candidato pelo PL – 22. Nas últimas eleições, Dr. Carlos Dias foi o segundo colocado nas urnas e acumulou ao longo da gestão vencedora, o suspiro de esperança perdida dos eleitores de Barcelos, já que muitos se arrependeram declaradamente do voto dado ao atual prefeito. Foi diretor do hospital de 2012 à 2016 realizando uma gestão transparente, fundamentada na humanização.

Visto como a promessa de solução para o município, começou uma campanha discreta e com poucos recursos, mas apoiado pela base familiar da cidade, vem seguindo como diz o caboclo “comendo pelas beiradas”.

Demonstrou experiência ao lidar com a crise no meio da campanha, após ser envolvido na polêmica da impugnação da candidatura do seu vice,

fato que resolveu com transparência e rapidez ao mudar seu candidato, evitando o questionamento de sua conduta proclamada na honestidade e respeitando o que a lei determinou, sem perder o apoio de sua base.

Reconhecido como um político de ações calmas e ponderadas, se mostra um bom ouvinte de todos da cidade e não possui nenhuma restrição legal pública ou questões duvidosas em sua conduta, por mais difícil que seja de acreditar, nem os adversários políticos – possuem argumentos negativos sobre o candidato Carlos Dias.

A parte triste disso é: O que deveria ser uma obrigação básica de caráter, vira mérito a se divulgar.

Carlos Dias associou seu nome ao que deve ser decisivo para muitas eleições no interior do Amazonas, a honestidade com o povo. De acordo com depoimentos, em Barcelos o clima de esperança em “dias melhores” com Honestidade aumenta (frase usada pelo próprio candidato).

Carreata e Discurso

Na tarde de ontem, 5, o deputado federal Sidney Leite (PSD) esteve em Barcelos e levou apoio ao candidato Carlos Dias (PL). Recepcionado no aeroporto local, Sidney seguiu em intensa carreata seguido por populares, motocicletas e carros enfileirados empunhando a bandeira do candidato Carlos Dias. Após percorrer as ruas da cidade, Sidney Leite discursou ao público presente e disse que “a população merece ser tratada com respeito e o dinheiro público precisa ser gerido com responsabilidade e zelo”, afirmou o deputado. Após revelar os repasses constitucionais na ordem de quase 140 milhões de reais nos últimos 3 anos e dez meses, apenas por receitas como FUNDEB, FPM, FNS e ICMS. “O que estou falando aqui está a disposição de toda a população de Barcelos no Portal da Transparência (lançado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em 2004, o Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil)”, disse o parlamentar.

O candidato Carlos Dias, em praça pública, ladeado por sua esposa e o deputado federal Sidney Leite

Interesse mundial. Decisão local

Em um momento de grande relevância sobre as decisões tomadas na nossa Amazônia, é correto acompanharmos os desdobramentos políticos que ocorrem nos municípios da nossa floresta, mesmo não estando lá.

O combate a corrupção e a necessidade de gestores capacitados, sem restrições em suas fichas – é uma grande cobrança do povo do interior do Amazonas, que está cansado de ser oprimido em suas necessidades básicas.

O governo federal e as forças armadas acompanham de perto os rumos políticos e os atos de candidatos em suas campanhas – evitando práticas ilegais de conquistas de votos. Turista, empresários, investidores, Ongs, jornalistas e observadores do mundo todo, estão olhando com muita atenção estas eleições e seus candidatos – este é o novo normal.

Em Barcelos, a decisão será tomada por aproximadamente nove mil eleitores, que definirão seu representante – conscientes de que a escolha é democrática e totalmente regional, mas as consequências de uma escolha errada, atingirá todos que se importam, sejam eleitores regionais ou não.

 

*****

  • Texto apurado e composto por depoimentos de eleitores de Barcelos Amazonas de forma independente e isento de interesses locais. 
Compartilhe esta notícia