A anistia e o hospital 28 de Agosto

Leia em 2 minutos
MODELOS DE MOLDURAS MATRIZ.png

No dia 20/12/1985 o prefeito de Manaus Amazonino Mendes convidou o governador Gilberto Mestrinho para inaugurar o hospital municipal 28 de Agosto. A data era muito significativa para GM. E como “missão dada é missão cumprida”, Amazonino, que tinha sido indicado/nomeado prefeito por Mestrinho dois anos antes, fez o seu papel e entregou o hospital ao povo manauara às vésperas de deixar o cargo e passar para o prefeito eleito Manoel Ribeiro (foto) que já se preparava para assumir o comando da prefeitura. 

 

POR QUE DIA  28 DE AGOSTO

Lei da Anistia é a denominação popular dada à lei n° 6.683 promulgada pelo presidente  João Batista de Figueiredo no dia 28 de Agosto de 1979, após uma ampla mobilização social, ainda durante o regime militar de 1979.

Em sua redação original dada pelo Projeto de Lei n° 14 de 1979, dizia-se o seguinte:

Cquote1.svg

Art. 1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares e outros diplomas legais.

ERA 1985.

Marcelo Guerra / Jornalista MTB 492/AM – MBA Administração Pública
E mail: [email protected] 

Compartilhe esta notícia