No Previne Brasil, Alvarães é o 2º lugar no Amazonas; prefeito Lucenildo Macêdo comemora os resultados

Leia em 3 minutos

O programa Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para analisar o desempenho dos serviços em saúde de todos os municípios brasileiros

A Saúde de Alvarães (AM), distante 531 quilômetros de Manaus, conseguiu mais uma vez posição de destaque em ranking regional do Programa Previne Brasil. O município localizado no médio solimões é o 2º mais bem avaliado em todo o Estado do Amazonas no atendimento à Atenção Básica de Saúde, suplantando municípios prósperos e ricos como Coari, Itacoatiara, Parintins e Manacapuru.

O prefeito Lucenildo Macêdo, que tem apenas 1,5 meses de mandato recebeu as informações com muito entusiasmo por Alvarães se destacar através do Previne Brasil. Segundo ele, os dados só reforçam a eficiência do trabalho que vem sendo desenvolvido no Município. “Mesmo com os ótimos resultados, nosso intuito é continuar com as ações para que possamos avançar ainda mais e chegarmos, com muita humildade, ao primeiro lugar”, disse.

Conforme o prefeito, Alvarães vem transformado a Atenção Básica através de ações contínuas nos diversos programas, especialmente o Programa Saúde da Família, o que comprova os Resultados dos indicadores de desempenho do Ministério da Saúde. “Nossos servidores são comprometidos para oferecermos uma Saúde pública de qualidade. É um momento de muita felicidade por conseguirmos esse destaque no Previne Brasil”, pontuou.

Sobre o Programa

O Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para analisar o desempenho dos serviços em saúde de todos os municípios brasileiros. A análise foi realizada com base no 2º quadrimestre de 2021.

Os dados foram coletados a partir do acompanhamento que é feito pelo MS, através dos sistemas do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), dentro do Previne Brasil, com parâmetros, metas e pesos do cálculo. O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios o pagamento por desempenho.

O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.

+++++++

Compartilhe esta notícia