Ao todo, 10 mulheres foram atendidas e submetidas ao procedimento cirúrgico
A Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta sexta e sábado, 10 e 11 de outubro, o 5º mutirão de histeroscopia cirúrgica. Foram atendidas dez mulheres que estavam na fila de espera para realizar a cirurgia.
Esse tipo de cirurgia é um procedimento minimamente invasivo que utiliza um histeroscópio com uma câmera para visualizar e tratar patologias dentro do útero, como pólipos, miomas submucosos e aderências. Trata-se de uma cirurgia sem cortes e sem sangramentos, com alta no mesmo dia para a paciente.
Todas as dez mulheres estão sendo atendidas nesse mutirão de forma gratuita e por uma equipe de médicos eficientes, comandada pelo Dr. Stéfano, médico experiente e renomado no estado quando se trata de procedimentos ginecológicos.
Para a secretária de saúde, Alcineia Fontes, essas cirurgias só são possíveis de serem realizadas graças ao apoio e investimento da gestão municipal. “Estamos chegando ao nosso quinto mutirão e já atendemos mais de 30 mulheres que há anos sofriam com problemas ginecológicos e há anos estavam na fila de espera. É um investimento alto, mas necessário, que a gestão da prefeita Marina e vice Neto Carvalho tem realizado na área da saúde da mulher aqui no município de Nhamundá”, disse.
Nhamundá é o primeiro município do estado do Amazonas a realizar esse tipo de cirurgia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), zerando filas de espera e beneficiando às mulheres que sofrem com problemas ginecológicos.
+++++++
Ascom/Nhamundá