Deputado Sidney Leite e Ministra Simone Tebet Discutem Viabilização da Rota Amazônica

Leia em 3 minutos

O coordenador da Bancada do Norte, deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), junto com parlamentares do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins, participou nesta terça-feira, 13, de uma reunião com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, para discutir as Rotas de Integração Sul-Americana. Essas rotas visam fortalecer o comércio entre o Brasil e os países da América do Sul, além de reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil, os países vizinhos e a Ásia, um mercado que abrange 200 milhões de consumidores.

A primeira rota a ser viabilizada deve ser a Solimões-Peru, também conhecida como Rota Amazônica, via porto de Chancay. Atualmente, utiliza-se o canal do Panamá, mas essa nova rota promete facilitar o acesso a mercados como Peru, Equador, Bolívia, Chile e Argentina. O recurso para a dragagem do trecho do Solimões, de São Paulo de Olivença até Benjamim Constant, assim como no trecho Coari-Codajás, já está garantido e será aplicado nos próximos cinco anos.

Segundo o deputado Sidney Leite, a expectativa é que essa primeira rota impulsione significativamente a economia no setor de navegação, beneficiando não apenas o escoamento de grãos do Centro-Oeste e do Norte do Brasil para o eixo asiático, mas também fortalecendo o mercado potencial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Em uma segunda etapa, a rota deve beneficiar os estados do Nordeste e parte do Sul do país.

“Temos essa preocupação de não apenas aproveitar a nova rota para melhorar a atividade do polo naval e dos serviços no Amazonas, mas também para abrir mercados para o polo industrial da Zona Franca de Manaus e fortalecer o comércio do Estado”, declarou o deputado Sidney Leite. “Considero a reunião extremamente produtiva, permitindo que, enquanto Congresso, possamos contribuir. Nós, parlamentares da Bancada do Norte, somos os maiores interessados em ampliar os ganhos para nossa economia, gerando emprego, renda, desenvolvimento econômico e oportunidades para nossa gente”, avaliou.

Potencialidades da Rota Amazônica

A Rota Amazônica tem potencial para exportar produtos da bioeconomia, máquinas, equipamentos e bens de consumo de Manaus para países como Peru, Equador, Colômbia, além da Ásia e América Central. Também será possível a importação de têxteis, peixes e bananas.

Reunião na Receita Federal

Nesta quarta-feira, 14, o deputado Sidney Leite, junto com outros parlamentares, se reunirá com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, para discutir o alfandegamento do porto de Tabatinga e a instalação de um entreposto da Receita Federal na fronteira com o Peru.

+++++++

Compartilhe esta notícia